Pular para o conteúdo principal

Felicidade existe?

A felicidade é utopia ou não?

Parei para me perguntar se a felicidade realmente existia, ao escutar uma ideia de uma notória visão de felicidade. Que a mesma, era uma utopia. Então, após muita indagação, parei para me questionar se realmente a felicidade existira ou não. Busquei vários textos de filosofia, na internet, em livros, com o intuito de absorver ideias e formar um conjunto de argumentos com as minhas próprias opiniões e experiências vividas a respeito da felicidade, para negligenciar ou aprimorar, a ideia da felicidade ser utópica.

No entanto, conforme ia buscando, não encontrei nenhum texto de filosofia que concordasse com a inexistência de felicidade (me desculpem caso haja algum), pois segundo os fatos, os primeiros pensadores começaram a buscar conhecimento para alcançar a felicidade. 

Primeiro, eu me questionei: "Tristeza existe? Sim, e felicidade não existe? Por quê?"

Começando com as minhas ideias, tive a experiência de entrar no FCECON (Centro de Controle de Oncologia), ao ver que a minha mãe, estava internada já em estado terminal. Deparar-me com aquele montueiro de vários quartos, era muito dolorido, pensei muito a respeito de que, naqueles outros quartos tinham pessoas internadas, talvez algumas no mesmo estado que a minha mãe ou pior, foi muito impactante, sendo que tinha apenas 14 anos de idade. Então, desde aí, comecei a me questionar se felicidade existia, se Deus era realmente bom (isso levará outro texto), se era justo as pessoas viverem aquele tipo de coisa. E a partir daquele momento, eu comecei a mudar a minha visão sobre a felicidade.

O que faz as pessoas acreditarem na inexistência de felicidade?
Eu acredito que são sentimentos negativos em excesso (chamarei isso de infelicidade). A própria infelicidade faz com que as pessoas acabem acreditando, que a felicidade não existe. E pra mim infelicidade é a própria ausência de felicidade. Não confundam depressão com infelicidade (isso também levará outro texto).

Então o que eu penso sobre felicidade?
Eu peguei um texto de um livro de filosofia da minha escola, que falava a respeito da felicidade de um modo geral. É claro que a felicidade é relativa de pessoa pra pessoa, nem sempre o que me traz muita felicidade, trará felicidade na mesma intensidade para uma outra pessoa. Bom, eu acredito que existe 5 principais tipos de felicidades, essas existem em todas as pessoas.

1- Amor e Amizade;
2- Saúde;
3- Bens materiais;
4- Status, poder e glória;
5- Prazeres na mesa e na cama;

(Lembrando que esses são os 'principais', porque cercam todos de um modo geral, a final a felicidade é relativa de pessoa pra pessoa)

E aí eu acredito que, colocando um certo peso de importância, isso gerará um tipo de ser humano. 
Ex:
1- Amor e Amizade;
2- Saúde;

provavelmente serei uma pessoa sensível. Agora se eu pôr um peso em:

3- Bens materiais;
4- Status, poder e glória;

provavelmente serei uma pessoa materialista que valoriza muito a ascensão social.

Entendido essa ideia, o texto defendia que tudo gira em torno da felicidade, e isso é verdade. Vemos pessoas pisando uma nas outras, por qual propósito? porque aquele momento possa trazer felicidade, uma certa sensação de poder, sei lá. Vemos pessoas ficando felizes por ter se vingado (isso levará outro texto) e outras séries de exemplos. 

Tudo bem, mas por que as pessoas continuam pensando que felicidade não existe?
Eu encontrei que, provavelmente elas trataram a felicidade como se um fosse uma meta, e eu não acho que felicidade deveria ser tratado como uma meta, porque a partir do momento que eu vejo a felicidade como um objetivo, quando eu alcançar esse objetivo, estarei feliz, tudo bem, mas e depois? Que sensação de vazio.

Caro(a) leitor(a), felicidade está nas coisas simples da vida, conforme vamos amadurecendo, a nossa própria percepção sobre felicidade vai mudando. Quando éramos criança, nossa visão de felicidade era uma, quando éramos adolescentes era outra, quando éramos adultos...

E como eu faço pra ser feliz?
Infelizmente essa é uma resposta que apenas você pode se responder. Mas com toda certeza do mundo, você não estará mais próximo da felicidade enquanto permanecer perto da infelicidade, daquele algo ou alguém que não te faz bem. A questão amigos, não é ser feliz, e sim como não ser infeliz, porque aí sim, será um belo começo em rumo à felicidade. Eu ainda não consegui me responder e talvez nunca conseguirei, mas fico muito feliz em ajudar os outros naquilo que eu posso. Um bom exemplo do que me faz bem são: os momentos que escuto um passarinho cantando, ao sentir e o admirar a beleza da natureza. Eu fico feliz em ver as pessoas que eu amo, felizes. Isso pode até parecer um pouco literário, mas eu vejo a felicidade, depois de todas essas percepções, como uma criança assustada, que vive escondida, porque todos estão em busca dela.

Se você tem um sonho, um objetivo, não trate como se aquilo fosse lhe trazer felicidade, você pode ser muito bem feliz, com o pouco que possui.

Se você tem um sonho, um objetivo que ainda não alcançou, qual o peso de importância que você põe toda manhã pra esse sonho, pra esse objetivo? Ficar parado não adiantará em nada. Se for começar, não desista, e se você desistir, é melhor não ter começado.


Victor Yuri






Comentários

  1. Realmente a felicidade é relativa, buscá-la faz com que alguns homens acabem interpretando ela de modo errôneo e deformando a beleza da mesma, como uma meta obsessiva!
    Parabéns...!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prazer em amar você

Prazer em amar você... Ah coração... Não me iluda não! Você, não merece meu perdão! Adeus! Brincou com o que eu senti! Amor, saia daqui... Você não quer ir embora, por quê? Se não for por bem, eu tiro você! E só agora você vem correr? Me desculpa amor... Mas, você não é mais, a mulher que eu quero ter. Eu não quero ser mais o príncipe do seu sonhar. Porque hoje, você é a bruxa do meu viver. Prazer, em te conhecer. Seu nome foi meu amor. Mas amanhã, eu não quero mais te ver. Victor Yuri

A suprema felicidade

A suprema felicidade Eu nunca vi alguém, querer tanto, ser feliz mas viver no mesmo canto. Implorar pra amanhecer, tomando o mesmo pranto. Nunca vi, ter medo que amanheça, sem querer que escureça. Cravada pela aliança com medo de mudança. Não suporta tanta beleza... Quem foi beijar o sapo querendo se tornar princesa? Cavou o próprio buraco! Na terra que te espera ou no coração, esse que não tem mais chão nem solução, de dormir no leito, sobre o peito de quem realmente te ama. Porque ele, sempre acreditou que tinha jeito. Mas tu, sempre quis ter razão. Razão essa da tua infelicidade. Vivendo sob saudades. Se iludindo com vontade de que é feliz. Carta do coração ao cérebro.  Victor Yuri 

A Semente do Acaso

O "Acaso" existe? É possível concluir que o "acaso" seja uma limitação da capacidade de conseguirmos antever todos os efeitos possíveis de todas as causas prováveis. Já que nós mesmos selecionamos o que pode ou não ser uma surpresa e, comumente, damos mais valores aos efeitos que nos afetem de maneira pessoal enquanto os outros ficam praticamente despercebidos. Logo, a rigor, à primeira vista somos errantes ao classificarmos o que possa ser “possível” do “impossível”. Apesar disso, a nossa inteligente resiste em admitir que não haja um plano por de trás dos fenômenos, quero dizer: algum propósito, e talvez seja por isso que ela possa tender ao extremo argumento de que nada ao nosso redor possa ser consequência da aleatoriedade. É claro que não podemos descartar a possibilidade de fatos intencionados, mas antropomorfizar toda a natureza com a malícia do bem e do mal, por certo, acaba nos cegando das próprias maravilhas naturais e colocando como guia o Eu na med